Resenha ” Os Meninos Que Enganavam Nazistas”, Joseph Joffo

1502-20170717180644

Livro: Os Meninos Que Enganavam Nazistas

Autor: Joseph Joffo

Número de Páginas: 320

Editora: Vestígio

Sinopse:  Paris, 1941. O país é ocupado pelo exército nazista, e o medo invade as casas e as ruas francesas. O poder de Hitler se mostra absoluto e brutal… É durante um dos períodos mais turbulentos da História que a emocionante narrativa de Joseph e Maurice se desenrola. Irmãos judeus de 10 e 12 anos de idade, perambulam sozinhos pelas estradas, vivendo experiências surpreendentes, tentando escapar da morte e em busca da zona livre para ganhar a liberdade.

Essa é uma história real, autobiográfica, cuja espontaneidade, ternura e humor comprovam o triunfo da humanidade e da empatia nos momentos mais sombrios, quando o perigo está sempre à espreita… Os meninos que enganavam nazistas conta a fantástica e emocionante epopeia de duas crianças judias durante a ocupação, narrada por Joseph, o mais jovem.

Minha Resenha

O livro se passa no período da Segunda Guerra Mundial (um dos meus períodos favoritos na literatura), mais precisamente em Paris no ano de 1941.

PicsArt_10-31-10.51.26
Joseph é um menino de 10 anos que leva uma vida bem normal para uma criança da sua idade, estuda, brinca, tinha amigos e ama sua família, vivia sem medo, ahh na verdade ele só tinha um medo na vida, perder todas as as suas bolinhas de gude. Mas ele é judeu, para uma criança essa palavra não tinha nenhum significado específico, mas em pouco tempo ele sentiria o peso dessa palavra em suas costas.
“O que está acontecendo? Eu era um menino, com minhas bolinhas de gude, meus socos, minhas correrias, minhas brincadeiras, lições de casa, meu pai era cabeleireiro, meus irmãos também, minha mãe cozinhava, domingo meu pai nos levava a Longchamp para ver os pangarés e tomar ar, o resto da semana tinha escola, e pronto. De repente, costuram no meu peito uma estrela e viro judeu.” 
Quando a caça aos judeus se intensifica na França, os pais de Joseph decide que é hora de se separarem para resguardar a vida de sua família, assim Jo parte com Maurice, seu irmão de 12 anos em busca da Zona Livre e conseguirem fugir dos nazistas nesse período tão devastador.
Como era de se esperar, grandes aventuras estão reservadas para esses dois garotos, toda a trajetória dos irmãos é bem triste, em certos momentos onde a jornada parecia de aproximar do fim, eles percebiam que partiriam novamente e tudo recomeçaria.
“Muitas vezes, um detalhe pode decidir se continuamos vivos ou não. Naquele ano, posso dizer que nossa vida se manteve por um nada: simplesmente porque fomos presos numa sexta-feira, quando o comboio semanal já estava construído. E porque a mania administrativa dos alemães os levou a abrir um processo sobre o nosso caso. Poucos de nós tiveram essa sorte.”
IMG_20171013_205140_604
Por mais que seja um período muito triste e cheio de desafios que colocavam a vida é a integridade física dos irmãos em risco, sempre aparecia pessoas de alma boa e coração puro para lhes ajudarem, seja com trabalho, abrigo e etc., tornando essa juga um pouco mais suportável.
A força dessas duas crianças é um dos pontos mais importantes tratadas na história, eles não perceberam, mas o nazismo estava arrancando cada pedacinho deles, principalmente a infância, algo impossível de voltar atrás.
“Crescido, endurecido, mudado… Talvez o coração também tenha se tornado incapaz de sentir uma mágoa profunda. O menino que eu era um ano e meio atrás, aquele garoto perdido no metrô ou no trem que o levava para Dax… sei que ele não existe mais, que se perdeu para sempre nos espinheiros de um bosque, numa estrada provençal, nos corredores de um hotel de Nice, que se foi desfazendo pouco a pouco a cada dia de nossa fuga…”
Não podendo deixar de lado essa informação, Joseph personagem é o mesmo Joseph autor, sim o livro é autobiográfico, o que torna a história ainda mais tocante e especial. É possível se sentir parte dessas crianças, como se estivéssemos ligados a eles.
E o melhor de tudo é que o livro conta com adaptação cinematográfica que eu não vejo a hora de assistir, logo abaixo vocês poderão assistir ao trailer  oficial e sentir um breve gostinho desse livro maravilhoso.

 

Se você é fã como eu de histórias que se passam nesse período e quer se emocionar esse é o li certo para você. Um livro que ficará guardado para sempre em meu coração.
” – Vocês sabem por quê: não podem voltar para casa todos os dias nesse estado. Sei que sabem se defender e que não têm medo, mas precisam entender uma coisa: quando não se é o mais forte, quando se é apenas dois contra 10, 20 ou 100, a verdadeira coragem é deixar o orgulho de lado e dar o fora.”
Espero que tenham gostado e que vocês adorem essa leitura tanto quanto eu gostei.
Por Bia Sousa

Um comentário sobre “Resenha ” Os Meninos Que Enganavam Nazistas”, Joseph Joffo

Deixe um comentário