Resenha “Extraordinário”, R.J Palacio

download (1)

Livro: Extraordinário

Autor: R.J Palacio

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 320

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

 

Minha Resenha

WhatsApp Image 2017-06-30 at 12.57.20

Vamos tecer longos elogios para esse livro lindo que é Extraordinário, um dos livros mais fofos e que me fez chorar muito durante a leitura, e sim, ele conseguiu mexer com meu psicológico, mas de uma forma muito boa.

Extraordinário tem uma narrativa cativante, leve e com capítulos bem curtinhos, o que fazem a leitura fluir muito rapidamente, deixando um gostinho de quero mais. O livro é narrado por algumas crianças (amigos, colegas de turma, irmã entre outros), inclusive por Auggie, contando a história desse menino “extraordinário”.

“A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força… Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração.”

Extraordinário conta a história de August Pullman, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética rara que causa deformidade facial. Desde que nasceu, Auggie passou por inúmeras cirurgias devido a síndrome e a fragilidade de sua saúde. Graças a tantos procedimentos Auggie nunca foi a escola, sua mãe sempre lhe dava aulas em casa  e o menino era muito inteligente.

Auggie sempre via pessoas assustadas quando olhavam para si, mas ele meio que se acostumou com a situação, mesmo que ele não gostasse. É claro que essa situação muda quando surge a ideia de Auggie frequentar uma escola, isso mesmo, Auggie em uma escola cheia de crianças com pensamentos maldosos.

WhatsApp Image 2017-06-30 at 12.56.38

“Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós.”

De imediato ele não gosta da ideia, mas depois de uma visita e de terem conhecido alguns colegas de turma ele topa esse desafio, sim um desafio que estava apenas começando. Na escola ele é alvo de brincadeiras sem graça, bullying e outras situações bem desagradáveis devido a sua aparência, em meio a tudo isso ele ainda consegue fazer algumas poucas amizades.

Extraordinário é um livro que conta a rotina de uma criança de 10 anos, uma rotina comum, porém assombrada pelo bullying e intolerância as diferenças. O que me fez chorar de raiva e em outros momentos rir com Auggie devido a sua força e de sua família, impossível não amar ele (ahh e ele ama StarWars).

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

Esse livro é para crianças, jovens, adultos e idosos, é um livro que fala de compreensão, amor, compaixão e o mais importante, o livro ensina a não se influenciar pelas aparências.

Por Bia Sousa

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s