Resenha “Fique Onde Está e Então Corra”, John Boyne

fique_onde_esta_e_entao_corra_1397490343b

Livro: Fique Onde Está e Então Corra

Autor: John Boyne

Número de Páginas: 336

Editora: Seguinte

Sinopse: Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados – enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.
Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.

 

fique-onde-esta-corra-john-boyne-bruna-miranda-pipoca-musical-04

Faço minhas as palavras da minha amiga: esse livro é um amorzinho!
Do mesmo autor de ‘O Menino do Pijama Listrado’, o livro aborda a guerra com um olhar infantil, mas sem deixar de mostrar o quão sério foi.

Ainda não li o livro citado, mas vi o filme, e ele retrata, mesmo que sem toda a violência absurda que de fato ocorreu, como as pessoas sofreram naqueles tempos. ‘Fique onde está e então corra’ é quase isso: é leve, não mostra as barbáries de forma explícita, mas nos conta claramente como tudo aquilo pode afetar, e de fato afetou, a mente de pessoas sãs.
Na minha opinião, é sempre bom ler livros com esse tipo de tema (não a violência, mas fatos históricos importantíssimos), porque nos leva à diversas áreas de conhecimento que ainda não sabíamos, ou que tínhamos esquecido (mas que nunca mais esqueceremos, por conta do impacto que uma boa história nos proporciona).
A gentileza e a calma que o livro passa (com as emoções certas nas horas certas), tornam a leitura parecida com um balanço suave. E é um livro relativamente curto. Se você não for um daqueles leitores assíduos, talvez ache o número de páginas alto, mas a perspectiva infantil te faz terminar a leitura em um dia só (se você tiver o dia livre, claro).
‘Fique onde está e então corra’ ganha cinco estrelas e uma recomendação enorme! Não tenha medo de gastar dinheiro e tempo à toa, não é o caso aqui.

Por Camille Roshler

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s