Resenha “O Doador de Memórias”, Lois Lawry

 

 

Livro: O Doador de Memórias
Autor: Lois Lowry
Número de Páginas: 185
Editora: Arqueiro
Sinopse: Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.

Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.

Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.

Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.

Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

Minha Resenha

Se existe um livro que me envolveu (claro, existem outros), este livro é O doador de memórias. Foi um presente da minha madrinha e talvez por isso seja um tantinho especial, mas ele é realmente muito interessante e diferente dos outros livros que eu já li.
Em 190 páginas, Lois lowry conseguiu criar um universo futurístico totalmente diferente daqueles com carros voadores e equipamentos modernos ou completamente devastados que vemos em montes de livros e filmes por aí (mas que não deixam de ser legais, também). É difícil explicar esse universo sem soltar um ou dois spoilers, pois você o imagina de um jeito, mas depois de um tempo de leitura descobre que não era nada daquilo.
Sentindo diferentes sensações durante a leitura, junto com Jonas, vamos descobrindo a verdadeira face deste mundo aparentemente “razoável”.
Pôster do filme
Esta é uma série de quatro livros. O segundo livro conta uma história diferente, como se fosse uma linha paralela, mas existe um ponto (terceiro livro) em que elas se tocam.
 Mas também li por aí que o quarto livro é bem fraquinho. Não sei ainda. É esperar para poder checar.
Ainda estou lendo o segundo livro, e em breve postarei a resenha.
Livro 1 – O doador de memórias.
Livro 2 – A escolhida.
Livro 3 – Messenger.
Livro 4 – Son.
Segue abaixo o trailer do filme O Doador de Memórias.

Beijos da Camille!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s