Resenha “O Menino do Pijama Listrado”, John Boyne

Livro: O Menino do Pijama Listrado

Autor: John Boyne

Número de Páginas: 192

Editora: Cia das Letras

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Minha Resenha

Primeiramente tenho que dizer que esse livro é fantástico, e que todas es pessoas do mundo deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

O livro é narrado por Bruno, uma criança que se acaba indo se mudar com a família para um local distante e isolado. Lá o menino fica bastante triste porque está longe de seus amigos e só tem a sua irmã mais velha que pensa apenas em bonecas (pelo menos no início da trama).

Depois de ver pela janela uma cerca, ele decide explorar o local onde está morando. E é nesse local que grande parte da estória se passa. Diante dessa cerca, bruno conhece Shmuel, um menino que nasceu no mesmo dia que ele, e graças a essa coincidência e mais algumas outras, a amizade entre as duas crianças cresce de uma forma rápida e bastante verdadeira.

Um livro narrado pela inocência de uma criança em um período de muita dor e muito sofrimento, um livro fantástico, onde podemos perceber que as almas mais puras são a dos pequeninos.

Quem me indicou a leitura desse livro foi minha professora de História (se eu não me engano no ano de 2011), justamente quando estávamos estudando a Segunda Guerra Mundial, inicialmente eu ficava apaixonada pelo livro e sempre queria ler mais e mais, me lembro que todo dia eu perguntava minha professora o que ia acontecer e ela só me respondia “Não vou estragar a surpresa, leia…”, e quando eu terminei fiquei totalmente chocada, arrasada, com certeza um dos melhores livros que eu já li na vida.

Filme

Imagina um filme que te faz chorar horrores? Imaginou? Pois é, “O Menino do Pijama Listrado” foi esse filme, com certeza vale muito a pena assistir. O filme é estrelado por Asa Butterfielf (Bruno) e por Jack Scanlon (Shmuel), dois atores que se encaixaram perfeitamente nos personagens.

Segue abaixo o trailer do filme pra dar um gostinho em quem não leu o livro ou ainda não tenha assistido ao filme 🙂

 

Espero que tenham gostado meus amores, e espero que tenha sido algo que influenciem vocês na leitura e também para que assistam ao filme.

Beijos da Bia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s