Resenha “As Vantagens de Ser Invisível”, Sthephen Chbosky

Livro: As Vantagens de Ser Invisível

Autor: Stephen Chbosky

Número de Páginas: 224

Editora: Rocco

Sinopse: Livro de estreia do roteirista norte-americano Stephen Chbosky, As Vantagens de ser Invisível sai no Brasil pela coleção Batendo de Frente da Rocco Jovens Leitores, cuja proposta é pôr o jovem em confronto com realidades cáusticas. Não poderia ser diferente. Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.

Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Minha Resenha

O livro fez tanto sucesso depois do filme que não pude deixar de lê-lo. No começo estava empolgada com a leitura, mas depois de algumas dezenas de páginas eu comecei a achar meio sem graça. Li algumas páginas arrastada, mas depois a empolgação voltou e não posso dizer que o livro é ruim. Em certos momentos eu achei a leitura cansativa, mas as últimas, não sei, trinta páginas, me fizeram passar por uma enorme montanha-russa. Eu fiquei frustrada, indignada, feliz, triste, confusa, irritada, e, no final, tudo fez sentido e fiquei em total e completo choque. Valeu muito à pena.

Com seus pontos altos baixos, como todo livro deve ser, As vantagens de ser invisível me conquistou, sem dúvidas.

Charlie é uma caixinha de surpresas. Sam é incrivelmente doce e compreensiva. Patrick é muito engraçado e companheiro. Juntos eles dão toda a emoção à história.

Confesso que torci por um dos casais mais improváveis do livro e fiquei triste por não ter acontecido, mesmo sabendo que não iria.

Mesmo sem muitas explicações e detalhes da parte de Charlie em algumas partes, se você se ativer aos detalhes, ficará perplexo no final.

Basicamente, isso é tudo. Eu gostei do livro e, se fosse para dar uma nota, seria três e meio ou quatro.

Ahh e para quem não assistiu ao filme ainda segue abaixo o trailler:

Beijos da Camille!

2 comentários sobre “Resenha “As Vantagens de Ser Invisível”, Sthephen Chbosky

  1. Lariana Santos disse:

    Eu particularmente amo esse livro. O Charlie me conquistou desde o inicio e no meu caso não se tornou uma leitura arrastada porque eu estava realmente interessada em ler e saber o porque o Charlie agia de tal forma. Não vou mentir que me emocionei com o livro a forma como é escrita meio que me coloquei no lugar do Charlie . Acho que Três e meio é uma nota muito baixa, até porque o livro é bem escrito e a história é envolvente. Ri, me emocionei e por fim fiquei apaixonada por esse livro, é um dos meus livros favoritos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

